Funil de vendas tem um impacto muito grande no comportamento do consumidor. Para que tudo de certo você precisa conhece-los como a palma da sua mão.
Independente do que você venda, não vão ser todas as pessoas que iram comprar de você, por isso é necessário criar um funil de vendas.
Para uma pessoa tomar uma decisão de compra é necessário que ela passe por cada etapa do funil de vendas. Desde aquecer um público frio que está no período de descoberta até conversão.
E nesse artigo eu quero te mostrar como criar um funil de vendas simples extremamente eficiente.
Índice
O que é um funil de vendas?
“O funil de vendas é uma estratégia de marketing que tem a intenção de transformar potenciais clientes frios em clientes de longo prazo”.
Básica mente o funil de vendas são etapas que as pessoas precisão passar para se tornar seu cliente.
Existe diversos exemplos aqui na internet de funil de vendas, algum deles tão complicado que até assusta quem está começando. Não precisa ser algo tão mirabolante assim para que seja eficiente.
Você pode aplicar a estratégia de funil de vendadas em qual quer setor como:
• Equipe de vendas
• Loja de varejo
• Online (e-commerce, afiliado, negócios digitais em gerais)
• Consultorias.
Qual quer canal de marketing, você pode e deve usar para fazer parte da sua estratégia de funil de vendas.
A importância do funil de vendas
Ele irá ilustrar o caminho que seu potencial cliente irá percorrer até estar pronto para compra algo seu.
Entender as etapas do seu funil irá te ajudar a encontrar falhas, você terá mais clareza aonde o lead desiste da compra e o porquê, assim você poderá a trabalhar e otimizar apenas aquela etapa e não precisará mexer em toda sua estratégia de marketing.
Mesmo que exista diversas palavras para descrever cada etapa do funil de vendas, irei te mostrar quatro dela que são as mais comuns para poder te explicar como funciona cada etapa do funil de vendas.
Quando uma pessoa chega em seu site por meio de uma pesquisa no google ou por meio de algum link que ele clicou nas redes sociais. Ele se torna um potencial cliente, ele irá navegar em seu site/blog ver alguns dos seus artigos, ou entrar em seu catálogo de produtos.
Em algum momento você irá dar a oportunidade dele se inscrever na sua lista de e-mail.
Assim que o visitante preencher seu formulário com os dados de contato dele, automaticamente já consideramos ele como um lead. Você terá oportunidade de criar ofertas fora do seu site.
Poderá mandar uma sequência de e-mail de ofertas, Ligações ou mensagens de texto com usas ofertas mais exclusivas.
Essas pessoas tendem a voltar ao seu site quando você se conecta com ela, pode ser informando que saiu algum material informativo novo, noticia do que está acontecendo no seu nicho, pode ser por meio de alguma oferta exclusiva também ou até mesmo um cupom de desconto que estará por tempo ilimitado.
4 etapas do funil de vendas
Eu tenho certeza que você já deve ter ouvido essas siglas por aí, e provavelmente irá, relaciona-la a uma estrutura copywriting.
Será fácil para você lembrar as 4 etapas do funil de vendas pela sigla A.I.D.A:
Mas antes de ir pouco mais fundo eu preciso que você saiba que o modelo AINDA foi desenvolvido no final do século 19 pelo publicitário Elias St. Elmo Lewis, e se tornou praticamente a base de qualquer campanha de marketing e publicidade desde então.
Você deve estar se perguntando o porque ela faz sucesso até hoje?
Ela conduz os potenciais clientes em uma jornada emocional de compra, guiando a decisão desde a atração até ação.
Cada etapa do funil requer uma abordagem diferente, você não quer enviar a mensagem errada na hora errada, isso pode estragar todo o relacionamento inicial que você criou.
Vamos lá!
1 Conscientização [Atenção]
Este é o primeiro estagio do seu funil de vendas é aqui que você precisa fazer com que as pessoas descubram você.
Eu recomendo que você trabalhe muito bem com marketing de conteúdo, pode ser por meio de vídeos no Youtube, Postagem no Instagram, Facebook, Blog etc…
Seu cliente potencial precisa toma conhecimento de sua empresa e o que você oferece.
Quando da match entre você e o cliente, às vezes acontecem as vendas à primeira vista. Mas tudo precisa está dentro de um contexto, você precisa estar no lugar certo, na hora certa com uma oferta certa, para o cliente certo.
Isso acaba acontecendo pelo fato que o cliente já pesquiso sobre o produto ou serviço que você está oferecendo, e que aquilo está em um preço justo.
Na maioria das vezes isso não acontece, pense na venda como você estivesse que em um namoro com uma pessoa nova. Você precisa tentar convencer o cliente o potencial cliente em a voltar para sua casa (site) ou dar o contato dele para você, e-mail, telefone, ou qualquer meio de comunicação direta que você possa ter com ele.
2 Interesse
Quando os consumidores entram na parte de interesse no funil de vendas, eles já estão fazendo pesquisas, comparando preços e avaliando suas opções.
Este é o momento de começar a distribuir conteúdo incríveis que vão ajuda-los, mas esse conteúdo não vende nada para eles.
Se eles perceberem que você está empurrando algo para eles compararem todo o serviço que você teve até aqui será em vão.
O objetivo aqui é estabelecer sua experiência com assunto para que eles te vejam como um expert no assunto.
3 Decisão
Está parte do funil de vendas o cliente já está pronto para comprar, provavelmente ele (a) pode estar considerando entre duas ou três opções.
E com muita sorte você deve estar incluído em alguma dessas opções. Então esta é sua hora de brilhar.
Aqui você irá fazer sua melhor oferta. Pode ser um produto bônus, Frete grátis, cupom de desconto exclusivo.
Independente da situação, torne seu produto irresistível que o lead não poderá recusar a oferta.
Obs: Quanto mais as pessoas acham que estão ganhando, mais seu produto ou serviço fica interessante para ela.
4 Ação
A parte final do seu funil de vendas, é aqui que o lead se transforma em cliente e passa o cartão.
Mas não é só porque ele chegou no fundo do seu funil que você irá parar de dar atenção para ele.
Como um bom profissional de marketing, você quer que dessa venda ela se torne um upgrade um pouquinho mais caro, e outro e outro e assim vai.
Você precisara reter essa galera que colocaram dinheiro no seu bolso, e estar sempre conectado com eles.
Mostre sua gratidão pela aquisição do seu produto ou serviço, peça para ele o feedback do que achou, e de suporte que ele precisar.
Construindo um funil de vendas simples.
Agora que você já entendeu como funciona cada etapa do seu funil de vendas, está na hora de eu te mostra como criar um de forma bem simples e eficiente.
Não precisa ficar assustado, não é uma coisa tão difícil assim!
Passo 1: Analisando e identificando o comportamento da sua persona
Provavelmente você já deve saber que quanto mais você conhece seu público, mais eficaz é seu funil de vendas.
Você não precisa fazer marketing para todo mundo, o foco é nas pessoas que tem um interesse no seu produto ou serviço.
Passo 2: Atenção do público
Para que seu funil de vendas funcione de verdade, você precisa atrair pessoas para ele, isso significa que você precisa criar conteúdos para chamar a atenção do seu público.
Opte pelo conteúdo orgânico de começo, poste toneladas de conteúdos em todas as suas plataformas. Multiplique este conteúdo em outros formatos como:
• Podcast
• Ebooks
• Vídeos
• Posts rede social
• Artigos para blogs
E por aí vai…
Se você tiver condições de investir em anúncio eu aconselho que invista, não precisa ser em todas as plataformas.
Opte pela qual seu público mais usa e anuncie lá dentro para que eles possam te encontrar.
Passo 3: Pagina de Captura
Seus conteúdos ou anúncio precisam levar seu cliente em potencial para algum lugar.
O recomendado é direciona-los para uma página onde você capturara o contato deles (e-mail) e dará algo em troca disso.
Como essas pessoas não ainda não estão preparadas para descer no seu funil de vendas não tente empurrar algo que ela não quer comprar.
Nesta etapa que você irá conduzir o potencial cliente a tomar a decisão.
• Baixar um e-book Grátis.
• Assistir uma vídeo aula.
Passo 4: Campanhas
Antes de tentar vender seu produto, eduque seu cliente para o mercado. Mostre para ele o que ele precisa aprender, os obstáculos que irá passar.
Você precisa estudar muito antes de lançar sua primeira campanha de vendas, precisa saber quais são as objeções que você precisa quebrar para convencê-los a comprar algo.
Passo 5: Sempre mantenha contato
Um erro que muitos cometem quando está iniciando é a busca insaciável de novos clientes e abandonando os já existentes.
Mas como você já deixo de ser iniciante depois que leu esses artigos você não irá cometer esse mesmo erro eu posso apostar!
Sempre mande algo legal para que comprou de você, um cupom de desconto para seu novo produto, acesso para um novo treinamento, chame ele para te segui nas redes sociais para interagir com eles.
Conclusão
Criar um funil de vendas leve um pouco de tempo e bastante trabalho duro. Mas essa é única maneira de sobreviver em um mercado competitivo. Tire um tempo para construir seu funil de vendas que represente o que você e seu público deseja. Vá ajustando como o tempo, no início será bem difícil e complicado acerta, mas com o passar do tempo você irá perceber que todo o seu esforço valeu apena.