Criar seu próprio negócio na internet é o sonho de muitas pessoas. Mesmo que seja para ganhar uma renda extra, mas a falta de experiência com o empreendedorismo pode atrapalhar.
Se você está iniciando no mercado digital agora, fique até o final deste post e conheça os 5 erros que a maioria das pessoas comete quando começa a trabalhar pela Hotmart.
E para poder te ajudar a não cometer os mesmos erros que podem prejudicar o seu negócio já nos primeiros meses, veja o que você pode fazer para que seu negócio tenha uma maior duração no mercado.
Se você já está, trabalhando e tem dúvida se está no caminho certo, leia até o final que isso poderá te ajudar é muito.
Índice
Não ter um planejamento
A sede de começar trabalhar pela internet é muito grande, e se não tiver um planejamento você não irá sair do lugar.
Este um erro bem comum, muitos empreendedores acham que é só ter uma boa ideia que já é o necessário para seu negócio decolar. Mas para nossa tristeza, o mercado não funciona assim.
Já existem milhares de boas ideias.
Isso não significa que sua ideia deva ficar no papel. Apenas significa que você precisará criar um planejamento prévio e com muito estudo de mercado.
Antes de sair arriscando aquele dinheirinho que você tem guardado em um negócio que você “acha” que vai da certo. Faça um plano de negócio, deixei listado aqui em baixo alguns pontos que são essenciais.
Plano de negócio
O plano de negócio é um documento estratégico usado para poder passar sua visão sobre seu negócio para sua equipe ou para algum investidor respondendo algumas perguntas.
- O que é seu produto ou serviço?
- Ele é destinado para quais pessoas?
- Quanto você precisa para colocá-lo à venda?
- O que você precisa fazer para colocar ou atingir estas metas?
Depois de criar seu plano de negócio e estabelecer seus objetivos, ele também ajudará a melhorar suas estratégias.
Assim você poderá concentrar suas energias e seus recursos no que realmente importa, ao invés de ficar perdendo tempo e esforço com coisas que não trarão resultados.
Estude sua persona
Saber com que vamos conversar é muito importante para podermos definir nossas estratégias de negócio.
Estudar a persona vai muito mais além de saber o gênero, idade, cidade, você deve analisar também os hábitos de consumo, saber onde essa pessoa busca informação, quais são os problemas que ela enfrenta e como o seu produto irá resolver o problema dela?
Se você está iniciando, o recomendado é que você crie apenas uma persona, assim você irá ter um menor esforço para divulgar para as pessoas certas, e com o tempo você irá descobrindo outros públicos que têm interesse no seu negócio.
Análise de mercado
Análise de mercado é muito importante, conheça bem o segmento que você irá atuar.
Quanto mais abrangente for o tema do seu seguimento, terá um volume de busca muito auto e também terá uma grande concorrência.
Escolha um nicho para trabalhar.
Não trabalhar de forma profissional
Não é só porque você não tem um chefe que você não precisa se esforçar tanto.
Pelo contrário, você deve se esforçar mil vezes mais, o sucesso do seu negócio só irá depender de uma única pessoa “VOCÊ”.
Crie uma rotina de trabalho
Trabalhar de casa é muito bom, tem horários flexíveis, mas é muito importante definir horário para começar a trabalhar e horário para parar.
Assim você irá garantir que terá tempo para as coisas necessárias, é conseguirá cumprir suas tarefas.
Não misture o dinheiro do seu negócio com o seu pessoal
Todo negócio deve ter um fluxo de caixa para poder funcionar, então parte do dinheiro que você ganha deve ser reinvestido na sua empresa para poder fazer melhorias.
Um dos erros bem comum dos empreendedores iniciantes é misturar o dinheiro da empresa com o pessoal.
Isso pode sair do controle, e seu negócio ficar sem recurso financeiro em caso de emergência.
Uma forma bem fácil para evitar este erro é criar uma planilha detalhada dos gastos da empresa e seus gastos pessoais.
Não ter uma boa divulgação
Você já deve ter ouvido falar “Quem não é visto não é lembrado”, não importa o quanto bom seu produto seja, ele precisa de uma boa divulgação.
Existe duas formas de ganhar visibilidade na internet.
- Ser autoridade
- Publicidade paga
A diferença das duas opções é o tempo. Para você se tornar uma referência precisa ter um certo conhecimento para poder otimizar seus canais para conversão.
Já com a Publicidade paga você investe muito mais dinheiro, mas tem um retorno muito mais rápido com a sua audiência.
Uma estratégia não anula a outra! Enquanto você trabalha sua estratégia orgânica, você também pode rodar anúncios.
Não ter conteúdo de qualidade
Um dos fatores mais importante para posicionar seu blog/site nos motores de busca, é ter um conteúdo único e de qualidade.
Se diferencie da concorrência, crie conteúdos que vão fazer diferença para as pessoas, assim sua audiência irá se identificar com você e seu produto.
Não dar suporte para o comprador
No digital é bem comum as pessoas terem muitas dúvidas sobre os produtos.
E para ajudar estes clientes você precisa ter uma atenção especial, pois quanto mais tempo você demorar para responder mais tempo ele terá para buscar por produtos e serviços semelhantes na concorrência.
Só ter uma boa ideia não irá te garantir o sucesso. Você precisará se esforçar muito e ter muita paciência.
Deixe no comentário o que achou 🙂